segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Caixas sequenciais para quê?

Continuando no tema da F1 dos anos 70/80, mais um video fabuloso, desta vez com Johnny Dumfries com o Lotus Renault John Player Special em Adelaide. Não tenho a certeza, mas penso que será em 1986, pois é feita referencia no video ao "Lotus 98T".

O que me deixa sem palavras neste video, é a velocidade com que Dumfries faz reduções! Em todo o video é visivel, mas gostaria de chamar a atenção para um momento em especial: aos 1:08 Dumfries, em 6ª velocidade e a mais de 300km/h, levanta o pé do acelerador; aos 1:09 minutos tira a mão do volante para começar a reduzir: e aos 1:11 minutos já está em 1ª velocidade!!!!

Interessante também é a última curva, aos 1:35 minutos. A saída da curva é feita em 1ª velocidade, e a subida de rotação do motor nesta mudança é, digamos, "normal", devido ao turbo-lag (atraso de resposta do turbo devido à sua inércia). Mas mantêm-se apenas por cerca de 1 segundo em 2ª, 3ª e 4ª velocidade, tal a força do V6 Renault! Só em 5ª se nota que o carro começa a colocar toda a potência no chão!




Sem comentários:

Enviar um comentário