Desta relação resulta o lindíssimo Ferrari 458 SP12, nome pelo qual o carro começa a ser conhecido e que surge pela matricula do mesmo: "SP12 EPC", que ao que parece serão as siglas de "Special Project 12 Eric Patrick Clapton. A parte SP12 não é oficial e alimentou a especulação de que este seria um projecto com base 458 Itália mas com motor V12, algo que viria a ser provado errado com o vídeo que deixo abaixo, onde se ouve claramente o V8 original do 458 Itália. Há no entanto novos rumores de que, ao ver o seu desejo de ter um V12 do chassis do 458 negado, Clapton terá pedido por uma versão sobrealimentada do V8 original... Mas para já é apenas mais um rumor.
Ainda assim, e sendo "só" uma "mudança de visual", especula-se que o valor deste Ferrari único e feito a pedido de Eric Clapton ronde os 4.75 milhões de dólares (um 458 Itália original custa 250 mil dólares!).
Sem duvida um grande negócio para a Ferrari, que parece ter aprendido, depois da Pininfarina ter construído o Ferrari P4/5 para James Glickenhaus, que o nicho da construção de versões únicas e a pedido de clientes é uma área extremamente lucrativa.
Mas resultado final é de facto fantástico. A inspiração no Ferrari Berlinetta Boxer é clara, e ainda bem, pois este é um ícone incontornável do design automóvel dos anos 70 e 80.
* EDIT: Finalmente foram disponibilizadas novas imagens, com qualidade, do Ferrari SP12 EC:
Deixo também algumas imagens do Ferrari Berlinetta Boxer, para ver as semelhanças.
Sem comentários:
Enviar um comentário