sábado, 30 de junho de 2012

Pagani Huayra - making of

Uma vislumbre da produção do incrível Pagani Huayra, mais uma vez pela Evo e o seu director Harry Metcalfe.
Não é de todo o meu objectivo - ou do vídeo - ser exaustivo a descrever o Huayra, existirão melhores sítios para isso, mas apenas referir alguns pormenores que tornam este, como qualquer Pagani, peculiar e único, de uma forma que só os italianos sabem fazer (tudo bem que Horacio Pagani é natural da Argentina, mas penso que mesmo ele já se deve considerar mais italiano que outra coisa).

Pormenores como as condutas de refrigeração dos travões que aproveitam o ar que acaba de passar pelos intercoolers, não usando ar fresco como seria "lógico" mas sim com uma temperatura de cerca de 80º, pois esta é a temperatura óptima para arrefecimento de travões carbo-cerâmicos.

A perfeição com que é construída toda a carroçaria, com a preocupação que o padrão da fibra de carbono seja sempre simétrico e seja igual e continuo em todas as peças, mesmo que seja para ser pintada e que nunca ninguém venha a ver esse trabalho meticuloso. O facto de o próprio Horácio Pagani rever e controlar a qualidade de todo o processo de construção de cada carro.

Ou como tem uma bateria de lítio "embalada" em fibra de carbono, para poupar cerca de 8kg, e com um preço que simplesmente não revelam...

A lista de detalhes e pormenores não acaba...



Sem comentários:

Enviar um comentário