terça-feira, 5 de junho de 2012

Nordstadt Golf 928


Este será o primeiro post de muitos, espero eu, dedicados a um dos meus temas favoritos do mundo automóvel: "Sleeper cars"!
Sleeper car, ou Q-car (Q, o criador de armas inovadoras de James Bond, onde estavam sempre incluidos também carros de performances acima do normal) são basicamente os chamados "Lobo em pele de cordeiro", carros que escondem algo muito maior que o seu aspecto daria a entender inicialmente.
O primeiro post dedicado a este assunto começa com uma das transformações, a meu ver mais interessantes neste campo.
Corria o ano de 1979 quando o vendedor da VW Gunter Artz, nome que irá ser recorrente nestes posts, e mais como uma acção de promoção comercial, encomenda à Nordstadt, também em Hannover, a criação de um carro que perfeitamente define o conceito "sleeper car": um Porsche 928 "vestido" de VW Golf.
Foram produzidos 10 VW Golf 928, mas as encomendas passaram uma centena. Artz não produziu mais não por questões monetárias (apesar de uma campanha publicitária, e com custos de produção elevadíssimos, o preço final ainda mais elevado garantiram que além de mais, o Golf 928 fosse um bom negócio para Artz), mas acima de tudo as limitações do apoio da VW ao projecto (essencial para o cumprimento da legislação europeia), que dificilmente aprovaria uma produção mais elevada.
A construção consistia em "despir" um Porsche 928 novo, deixando um chassis rolante (com mecanica, suspensão e electronica intactos) pronto a "vestir" uma carroçaria de um Golf alargada.
A nível de interiores tentaram torná-lo o mais "Porsche" possível, que era vital para o elevado preço final pedido.
Segundo indicações da época, os 3 primeiros carros usaram como base 928 normais, com o 4.5l V8 com 240cv, enquanto que os restantes 7 utilizaram como base 928 GT com o V8 5l e 300cv.
Era o casamento ideal para a Alemanha do final dos anos 70, que vivia ainda o trauma dos choques petroliferos. É nesta altura que surge, na Mercedes e Bmw o opcional "debadging", para manter assim os seus modelos de maior cilindrada incógnitos. O Golf 928 era assim perfeito: performance e comportamento de Porsche, aparência de um Golf vulgar. E ganhavam ainda o espaço interior e flexibilidade tipicos de um Hatchback... Perfeito!








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