Que viagem de sonho!
Route Napoleon e um supercarro, não é preciso mais nada!
Henry Catchpole (Evo Magazine) leva-nos numa viagem mágica desde a fábrica da Mclaren, em Woking, no Sul de Inglaterra, até ao Mónaco, no Sul de França, passando pela incrível Route Napoleon.
Já não é a primeira vez que o MP4-12C aparece no Oversteering (ver artigo aqui).
A discussão Mclaren MP4-12C vs "os adversários" irá continuar durante muito tempo. Existirão sempre opiniões a favor e contra a superioridade do Mclaren. Que ele consegue essa superioridade em números à custa da perda de envolvência, que a sua perfeição tem como resultado a falta de alma, de emoção.
Eu sou franco, estou totalmente de acordo com as opiniões acima. Falta qualquer coisa. A nível estético então é melhor nem falar, a melhor forma que tenho de o descrever é: um supercarro genérico. Se um computador pegasse em todas as variáveis que fazem um supercarro e desenhasse uma "média" de todas elas, teria o aspecto do MP4-12C. É uma situação difícil para a Mclaren, pois não tem uma linhagem de carros de estrada, uma linguagem estética intrínseca à marca. Mas por outro lado, talvez por causa disso, teriam a obrigação de arriscarem mais no desenho.
O Spider veio apimentar um pouco as coisas, mas ainda assim o desenho é infeliz. Não é feio, claro, mas não faz suspirar. Não tem a beleza de um 458 Itália, mas também o que é que tem?
E claro que o 458 é o que queremos para uma viagem de sonho pelo Sul de França.
Mas a verdade é que, no mundo real, de estradas com possibilidade de gelo, com piso muito degradado, com transito lento, etc, o Mclaren será o companheiro ideal.
Mais uma vez, a sua exatidão, a atenção aos mais ínfimos detalhes, fazem com que ele funcione simplesmente melhor. O binário incrível do V8 biturbo, a amplitude incrível de setup da suspensão - do incrivelmente confortável ao equilíbrio dinâmico perfeito em pista -, o funcionamento exemplar da caixa de velocidades, e a certeza que qualquer botão, manipulo ou sistema eléctrico irão funcionar sempre que solicitados.
E por isso tem de se dar a mão à palmatória: pode não ser um belo carro, mas é um grande carro!
E no fundo as vozes críticas - como a minha - têm de ter alguma razão pois a Mclaren está a fazer alterações nas novas unidades, como um escape mais ruidoso, por exemplo.
Só um aparte para referir mais uma prova da maníaca atenção ao detalhe de Ron Dennis, também já referida no outro artigo do MP4-12C aqui no Blog. Desta vez a decisão repentina de Ron Dennis de alterar a largura do edifício "Production Center", onde o MP4-12C é construído deveria ser de 99 metros e não 100 metros como estava projectado, porque assim não haveria necessidade de cortar as lajes do chão junto ás paredes, seriam usadas apenas lajes completas. Incrível.
Sem comentários:
Enviar um comentário