quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bmw E30 340i

A designação deste Bmw já revela um pouco o que se esconde debaixo do capot.



Para mim é dos melhores E30 que já vi. Sim, as transformações "M3-V10" - este será o mais conhecido - são espetaculares, mas há algo neste 340i, o tal factor x que é tão importante num carro... 
Admito que possa ser uma questão pessoal, pois apesar de achar brilhantes as transformações para V10 ou mesmo para motores 6 cilindros de modelos mais recentes e até mesmo de M3, penso que o binário, a força natural de um V8 de grande cilindrada associada ao baixo peso do E30 serão uma combinação explosiva.

Os mais puristas irão criticar o facto do dono ter partido de um raro 325is. Concordo, seria melhor ter partido duma versão mais vulgar, mas se ultrapassarmos esse facto é MUITO difícil apontar algum defeito a este projecto. 

Toda a preparação foi feita com "pés e cabeça", com muita atenção ao detalhe. Suspensão, travagem, todo o carro foi revisto e melhorado para lidar com a nova mecânica, um M60B40, um V8 de 4l, com 286cv e cerca de 400nm de binário. Para transmitir a potência ao chão uma caixa manual de 6 relações e diferencial autoblocante. 

Tudo isto numa carroçaria sóbria, com uma cor discreta e elegante, sem adereços para além dos para-choques e saias laterais do modelo original e umas belíssimas jantes Azev A. Desportivo e clássico ao mesmo tempo.


No exterior há um dos poucos defeitos deste projecto, para mim. Não percebo qual a ideia de colocar um "splitter" por baixo do para-choques frontal, como se vê na próxima foto. Mas também não é nada de muito exagerado.


No interior continua a vigorar a originalidade. Volante M-Tech I, o computador de bordo mais completo, rádio original Bmw, bancos desportivos originais em pele preta... Perfeito! Para já não falar que, sendo uma versão americana, está carregado de equipamento original: Ar condicionado, tecto de abrir eléctrico, etc.



E depois temos o som gutural daquele V8, que faz o contraste perfeito com o ar discreto de todo o projecto. 
Fica um vídeo para verem se tenho ou não razão.


Sem comentários:

Enviar um comentário