quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Toyota Supra - Titan Motorsports [Drive]

Trago-vos hoje um vídeo que achei muito interessante feito pela Drive. Matt Farah e a equipa do Tuned mostram um belíssimo Toyota Supra Mk4 preparado pela Titan Motorsports.
O que poderia ser mais um dos milhares de vídeos que existem sobre Supras com ziliões de cavalos acaba por ser um interessante vídeo - como já é apanágio da Drive - senão o mais interessante vídeo sobre Toyota Supras disponível na internet.
Ok, talvez esteja a ser um pouco parcial desta vez, mas a verdade é que este vídeo vem exactamente de encontro com aquilo que eu penso deste carro: um dos mais interessantes e importantes carros vindos do Japão nas últimas décadas, e que no entanto tem vindo a ser dizimado pela cultura "Fast and Furious"...

Se acham que estou a exagerar, vão ao vosso google e na pesquisa de imagens coloquem "Toyota Supra". Ainda acham que estou a exagerar?

A 4ª geração Supra vem de uma linhagem de carros "mais ou menos" interessantes. As primeiras 2 gerações não eram mais que Toyota Celicas "aumentados", e com performances normais.



É com a 3ª geração que, para mim, o Supra se torna interessante, ao quebrar a ligação com o Celica (que nesta altura tinha passado a tracção frontal), passando a partilhar a plantaforma com o Toyota Soarer.
Torna-se um carro mais apurado a nível dinâmico, para além de contar com um arsenal de tecnologia:  a utilização suspensão de duplos triângulos sobrepostos ás 4 rodas, que era controlada electronicamente pelo sistema TEMS é um bom exemplo disso. Passa também a ter mecânicas à altura, sendo o expoente máximo a versão 2.5 GT Twin Turbo, com o motor 1JZ-GTE com 280cv e 360nm de binário.





Contudo é com a 4ª geração, introduzida em 1992, que a Toyota eleva o Supra a outra categoria. Utilizando a base do Toyota Soarer Z30, mantém a arquitetura da 3ª geração, mas há uma preocupação com a redução de peso, fazendo com que mesmo com muito mais equipamento, se torne ainda assim mais leve que a geração anterior.
Um dos pontos fulcrais desta geração é a introdução do mítico 2JZ-GTE. Este 6 cilindros em linha biturbo alcançava 320cv e cerca de 430nm de binário, valores, sabemos hoje, bastante conservadores.

 



A particularidade deste motor era os dois turbos funcionarem não em paralelo mas sim de forma sequencial. A baixas rotações os gases de escape são direcionados apenas para um dos turbos, melhorando a resposta a baixas rotações e permitindo ter ás 1800rpm 410nm de binário!
Das 3500rpm ás 4000rpm passa à fase de pré-boost, parte dos gases de escape passa a ser direcionado para o outro turbo apenas para o colocar na rotação necessária, pois não está ainda a comprimir ar de admissão. Ás 4000rpm passam os dois turbo a funcionar em pleno.
O sistema era complementado pela admissão variável ACIS.

A potência era transmitida por uma caixa Getrag de 6 relações.


Os números alcançados pelo 2JZ-GTE eram de facto conservadores, como sabemos hoje. E não sou de todo alguém que ache que não se deva tirar partido do potencial de uma mecânica.
No entanto o que aconteceu com o último Supra não foi, quanto a mim, o melhor. Apanhado nas malhas da geração "fast and furious", é vê-los por ai com exteriores ridículos, ou com preparações com mais de 1000cv que como o próprio Matt Farah diz no vídeo, é muito bom para provas de arranque, mas miserável em qualquer outro sítio.

Daí ser de louvar este vídeo da Tuned / Drive, ao fazerem questão de mostrar um Supra alterado, tudo bem, mas com pés e cabeça, e acima de tudo bom gosto! E vamos ser francos, com 700cv não será propriamente "pastelão"...

Aqui fica o vídeo:


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