quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Trident Iceni Grand Tourer

Parece que é desta - após sucessivos adiamentos no seu lançamento - que este interessante carro verá a luz do dia, com a apresentação no Salon Prive deste ano, no início de Setembro.
O design interessante, mas nada de revolucionário ou deslumbrante (o maior elogio que lhe posso prestar é que, de perfil, faz lembrar o TVR Tuscan) esconde o real ponto de interesse deste carro: o motor!


Debaixo do capot está um V8 6.6l Duramax Diesel!! Sim, diesel...
Não sou o maior fã de motores diesel, sobretudo quando são rotulados de desportivos. Reconheço virtudes inerentes ao funcionamento de um motor diesel, e também a grande evolução que tiveram recentemente. Mas a meu ver nunca terão a envolvência, a progressividade de um bom motor a gasolina. Mas enfim, este é um tema complexo e que levanta muitas discussões, pelo que me ficarei por aqui, por agora.

Os motores diesel têm as suas virtudes, e usar um de 6.6l Turbo só as amplifica. Na versão base debita cerca de 430cv, nada de espantoso, e 1290Nm de binário! 1290Nm! Dos quais 950Nm estão disponíveis ás 980rpm. A esse regime, o Trident viaja a uns cómodos 113km/h, o que permite um consumo médio divulgado de 4.1L / 100km. Mas antes de irem tentar convencer a cara-metade da racionalidade do Trident, e como precisavam MESMO de um carro com 1290Nm de binário, o preço: 95000€! Sem contar com os impostos, que em Portugal deverão ser exorbitantes, pela cilindrada do Trident. Pois é...

Para os que ainda assim acham que conseguem convence-las que é o carro ideal para não chegar tarde ao trabalho, ficam os números que realmente interessam: 3.7 segundos dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima acima dos 300km/h.

E para os que vivem em zonas mais montanhosas e acham que precisam de um pouco mais de potência, está previsto uma versão com 660cv e 1420Nm!
Este então faz todo o sentido para mim! Vou já ali tentar convencer... Ah... Não, estão-me a fazer sinal que não pode ser... Bolas!




Sem comentários:

Enviar um comentário