Voltando ao popular tópico dos "Sleeper Cars", venho desta vez falar de um Bmw, marca não muito usual para este tipo de alteração, pois são quase sempre já à partida carros desportivos. Daí achar tão interessante o que os italianos da Racing Dynamics fizeram em 1997, a partir de um Bmw E36 318ti.
O Compact original foi sempre um carro interessante, pelo tamanho, estética, e principalmente comportamento. Ao usar a suspensão traseira do anterior E30 (por ser mais compacta, fazendo com que a zona da mala e bancos traseiros fosse mais prática) em vez da Z-Axle multilink do E36 "normal", tornava-o muito mais ágil que este. Algo que foi criticado na altura, mas que o torna, para quem goste realmente de conduzir, muito interessante.
Por tudo isto houve sempre o desejo de uma versão verdadeiramente explosiva do Compact, principalmente em países como Portugal onde nunca chegamos a ter o 323 ti de 170cv. Não que este mesmo 318ti de onde a Racing Dynamics partiu fosse um carro desinteressante, com os seus 140cv, mas faltou sempre qualquer coisa.
É aqui que entra em cena a Racing Dynamics. O que eles fizeram não foi colocar um outro 6 cilindros mais potente, ou até mesmo um V8. Não... O que eles fizeram foi pegar no V12 de um Bmw 850Ci e espremê-lo dentro do pequeno Compact. Não satisfeitos ainda com os 326cv do V12 de 5,4l, alteraram o bloco - passando a capacidade para 5,5l - modificaram a cabeça do motor, com válvulas maiores e árvores de cames com maior curso, alteraram todo e escape e electrónica, e o resultado foram 427cv às 5900rpm, e um binário a condizer, de 547nm às 4100rpm.
Para perceber como esta empresa não é uma simples casa de tuning, há que olhar para pormenores, como a troca do original sistema de acelerador electrónico fly-by-wire, por um tradicional sistema de cabos, simplesmente para tornar a resposta do acelerador mais directa, mecânica, e assim aumentar a envolvência da condução.
A caixa de velocidade manual de 6 relações foi também retirada do 850 Ci, enquanto que diferencial autoblocante e toda a suspensão traseira - incluido sub-chassis e as partes do chassis necessárias para a montagem da nova suspensão - vem do E36 M3. Há frente mantiveram o esquema original, igual aos outros E36, mas as torres de suspensão foram alteradas em geometria e reforçadas, para lidar com o maior peso do V12.
Na travagem foi mantido o ABS original Bmw, mas foram colocados enormes discos ventilados e perfurados e maxilas de 4 pistons da Racing Dynamics.
Exteriormente, foi aplicado o kit aerodinâmico da Racing Dynamics, que é a meu ver o único ponto a rever em todo este projecto. Não que seja feio, ou exagerado, mas porque porque o culminar de um projecto como este teria de ser o manter o exterior completamente original. Mas, mais uma vez, é um pormenor.
O interior era também melhorado e carregado de "goodies", mas o melhor era o segundo painel de instrumentos em frente ao passageiro, com funções extras como cronómetro para medir arranques e tempos por volta - a minha ideia de um Domingo bem passado entre pai e filho!
- "Mãe, vou com o pai ver quando tempo fazemos dos 0 aos 250km/h."
- "Tudo bem, mas se levam esse carro passem por casa dos avós e tragam as cadeiras de jardim na mala"
Perfeito...
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