segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Racing Dynamics K55 - BMW 318ti Sleeper

Voltando ao popular tópico dos "Sleeper Cars", venho desta vez falar de um Bmw, marca não muito usual para este tipo de alteração, pois são quase sempre já à partida carros desportivos. Daí achar tão interessante o que os italianos da Racing Dynamics fizeram em 1997, a partir de um Bmw E36 318ti.

O Compact original foi sempre um carro interessante, pelo tamanho, estética, e principalmente comportamento. Ao usar a suspensão traseira do anterior E30 (por ser mais compacta, fazendo com que a zona da mala e bancos traseiros fosse mais prática) em vez da Z-Axle multilink do E36 "normal", tornava-o muito mais ágil que este. Algo que foi criticado na altura, mas que o torna, para quem goste realmente de conduzir, muito interessante.
Por tudo isto houve sempre o desejo de uma versão verdadeiramente explosiva do Compact, principalmente em países como Portugal onde nunca chegamos a ter o 323 ti de 170cv. Não que este mesmo 318ti de onde a Racing Dynamics partiu fosse um carro desinteressante, com os seus 140cv, mas faltou sempre qualquer coisa.

É aqui que entra em cena a Racing Dynamics. O que eles fizeram não foi colocar um outro 6 cilindros mais potente, ou até mesmo um V8. Não... O que eles fizeram foi pegar no V12 de um Bmw 850Ci e espremê-lo dentro do pequeno Compact.  Não satisfeitos ainda com os 326cv do V12 de 5,4l, alteraram o bloco - passando a capacidade para 5,5l - modificaram a cabeça do motor, com válvulas maiores e árvores de cames com maior curso, alteraram todo e escape e electrónica, e o resultado foram 427cv às 5900rpm, e um binário a condizer, de 547nm às 4100rpm.
Para perceber como esta empresa não é uma simples casa de tuning, há que olhar para pormenores, como a troca do original sistema de acelerador electrónico fly-by-wire, por um tradicional sistema de cabos, simplesmente para tornar a resposta do acelerador mais directa, mecânica, e assim aumentar a envolvência da condução.
A caixa de velocidade manual de 6 relações foi também retirada do 850 Ci, enquanto que diferencial autoblocante e toda a suspensão traseira  - incluido sub-chassis e as partes do chassis necessárias para a montagem da nova suspensão - vem do E36 M3. Há frente mantiveram o esquema original, igual aos outros E36, mas as torres de suspensão foram alteradas em geometria e reforçadas, para lidar com o maior peso do V12.


Na travagem foi mantido o ABS original Bmw, mas foram colocados enormes discos ventilados e perfurados e maxilas de 4 pistons da Racing Dynamics.



Exteriormente, foi aplicado o kit aerodinâmico da Racing Dynamics, que é a meu ver o único ponto a rever em todo este projecto. Não que seja feio, ou exagerado, mas porque porque o culminar de um projecto como este teria de ser o manter o exterior completamente original. Mas, mais uma vez, é um pormenor.







O interior era também melhorado e carregado de "goodies", mas o melhor era o segundo painel de instrumentos em frente ao passageiro, com funções extras como cronómetro para medir arranques e tempos por volta - a minha ideia de um Domingo bem passado entre pai e filho!
- "Mãe, vou com o pai ver quando tempo fazemos dos 0 aos 250km/h."
- "Tudo bem, mas se levam esse carro passem por casa dos avós e tragam as cadeiras de jardim na mala"

Perfeito...


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