segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Living the Dream - Porsche 962


Nem de propósito, tendo em conta a última publicação, mais um vídeo com o Porsche 962.
E ainda bem que voltamos a falar no 962. Primeiro porque é sempre interessante voltar a ver um 962 e depois porque permite falar sobre o seu palmarés, sobretudo as vitórias em Le Mans.

O que é que isto tem a ver com o vídeo? Já vão entender...

O Porsche 962C foi presença habitual nos pódios das provas de Grupo C dos anos 80, nomeadamente em Le Mans, onde ganha em 1986 e 1987.
O 962 volta a ganhar Le Mans mas só em 1994. E porquê esta pausa?
No inicio da década de 90, o 962, apesar de brilhante, não conseguia acompanhar o ritmo dos mais modernos protótipos da Jaguar, Mercedes, Nissan ou Toyota. Com esta perda de competitividade muitas empresas começaram a converter 962 para uso em estrada. Foi graças a esta conversão de unidades que permitiu ao 962, desta vez sob o simbolo Dauer - uma das empresas que converteu e criou versões de estrada do 962 - explorar uma falha do regulamento de Le Mans que permitia voltar a inscrever o agora "ilegal" Porsche como versão de competição de um carro de estrada na categoria GT1, com vantagens a nível de regulamento nessa categoria (capacidade de depósitos de combustível, menor restritor na admissão, etc).

Isto tudo então para explicar como um dos ícones das pistas dos anos 80 se tornou um dos ícones das estradas. Isto permite a alguns (infelizmente poucos) realizarem o que para muitos de nós será sempre um sonho: ter um Porsche 962 e conduzi-lo em estrada!

O 962 deste vídeo é uma versão ainda mais especial do já raro modelo.
Algumas equipas privadas começaram a modificar e alterar o 962 no final dos anos 80, fazendo muitas delas alterações na construção do chassis de modo a conseguir mais rigidez torcional do que com o original chassis em perfis de alumínio. Uma dessas equipas foi a do ex-piloto oficial da Porsche Vern Schuppan, que construiu o TS962, com chassis em fibra de carbono, que já era usada pelos protótipos mais modernos das outras marcas.
É uma versão "road legal" destes TS962 que podemos ver no vídeo, a ser utilizado como um carro normal.

Vá, admitam lá, quem já não sonhou com usar uma máquina acabada de sair da pista, com todos os logotipos e cores dos patrocinadores, para ir buscar as compras ao supermercado?




Sem comentários:

Enviar um comentário