sábado, 27 de outubro de 2012

Urban Outlaw - Magnus Walker

Imagine-se o esteriótipo de dono de um Porsche.

Magnus Walker está o mais longe possível desse esteriótipo. Um estilo entre o americano red neck e o rastafari, mas que é tão pessoal e único que justifica o sucesso da sua linha de roupa Serious Clothing, criada por si, e à sua imagem.

Magnus Walker

Mas claro, não estamos aqui para falar de roupa.
Magnus é conhecido sobretudo - para nós, petrolheads - pela sua obsessão por Porsche 911.

Tudo começa quando tinha 10 anos e o pai o levou ao Salão Automóvel de Londres, em 1977, e viu um Porsche 911 / 930 Turbo com a decoração da Martini Racing.
Porsche 911 Turbo (930)

Ficou rendido aos 911 para sempre.
Chegou a escrever uma carta à Porsche, a dizer que gostava de desenhar carros para eles. E responderam! Dizendo, basicamente, que quando fosse mais velho, lhes dissesse qualquer coisa...
Acredito que o que faz hoje tenha a total aprovação da Porsche, mas já lá vamos.

Aos 19 anos foi para os EUA, com uma mochila ás costas e nada mais. Começou a vender roupa, feita por si e a partir de roupa usada que comprava em vendas de garagem, numa banca em Venice Beach.
Aos 25 anos comprou o seu primeiro 911. Passados 20 anos já foram mais de 40 os 911 que teve.

Foi no entanto nos últimos anos que Magnus ganhou visibilidade, com a construção de alguns 911 com aspecto e setup de streetable track type cars (desculpem mas não estou a ver uma tradução correcta para português desta expressão, talvez algo como carros de pista legais ou algo do género, mas não soa bem).

Porsche 911 68R 

Construções como este 911 68R mostram o porquê da popularidade que Magnus tem. Ele coloca o seu toque sem nunca chocar com o design original da Porsche, tornando estes 911 em vintage racers cheios de agressividade e de uma "rudeza elegante" extremamente cativante.

Claro que as suas criações não vivem só de um exterior personalizado.
Este mesmo 911 68R conta com um bloco 2.5l de curso curto feito a partir do bloco de alumínio do 2.0l de 1966, com cerca de 220cv. A caixa de velocidades é também alvo de melhorias e incorpora agora um diferencial autoblocante.
A suspensão utiliza componentes de 911 SC e mesmo de RSR, combinados com amortecedores Bilstein e barras de torção e estabilizadoras totalmente reguláveis. Toda a travagem é também revista e modernizada.






Estas criações reflem também como Walker vive a sua paixão. Os seus carros não são peças de exposição, são carros que ele usa, abusa, goza, tira todo o partido deles, mesmo depois de gastar somas avultadas neles. Magnus Walker é sem duvida, e felizmente, um coleccionador fora do normal.





É também um fora da lei, por usar a baixa da Los Angeles como a sua pista de testes, por se ter fartado dos autódromos que frequentou nos inúmeros track days em que participou. E porque na verdade conduzir um grande carro, numa grande estrada, com uma grande vista, é aquilo que todos nós queremos e gostamos.



A sua casa / garagem é também o sonho de qualquer petrolhead. Um antigo armazém comercial em tijolo na baixa de Los Angeles, restaurado com extremo bom gosto, onde autênticas obras de arte de 4 rodas convivem com memorobilia automóvel, blocos de motor, painéis de carroçaria, rolos de tecido, caixas de velocidades, etc.










O pequeno vídeo / documentário Urban Outlaw capta com precisão um pouco da aura de Magnus, da sua visão e paixão. Para além disso tem uma edição e imagem brilhantes, tirando partido da baixa e envolvente de Los Angeles como fundo, e dos 6 cilindros boxer como banda sonora.

Obrigatório ver, e rever!

O trailer:



Link para o vídeo aqui.

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