quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Porsche 962

Há dias que têm de ficar gravados para sempre na nossa memória.
Para Chris Harris este teve de ser um deles.
Ser convidado pela Porsche para ir a Weissach conduzir o lendário Porsche 962, mais propriamente o "nº 17", o vencedor de Le Mans em 1987 com as cores da Rothmans, um carro que vive no imaginário de todos nós.
Conduzi-lo na pista onde foi desenvolvido e falar com o homem por trás da sua criação, Norbert Singer, que explica como foi a grande evolução que conseguiram com o 962 graças ao efeito de solo, que permitiu muito mais carga aerodinâmica sem aumentar o coeficiente de arrasto e assim sem prejudicar a velocidade do carro.
É extremamente interessante ver Singer a explicar como, por tentativa e erro, foram descobrindo e explorando o efeito de solo, que é conseguido de forma diferente em relação aos monologares de F1 da altura. Singer descobre que ao contrário dos F1 que criam o efeito de solo a partir da asa frontal, protótipos como o 962 criam efeito de solo a partir do ar que entra pelas laterais do carro, entre os eixos frontal e traseiro, fazendo com que ao usar saias laterais como as usadas pelo Brabham BT46B "Fan Car", o efeito de solo fosse totalmente perdido.

A receita para o sucesso do 962, que para além de inúmeras outras vitórias, venceu Le Mans 3 vezes (1986, 1987 e 1994, aqui explorando uma falha no regulamento) foi também a sua fiabilidade e qualidade. A confiança no 962 era tanta que equipas privadas basicamente compravam o carro à Porsche e iam directamente com ele correr!

Resumindo de uma forma simples: 850kg de peso, 650cv de um boxer 6 cilindros de 3l, e uma forma e som que estão gravados na memória da maioria dos "petrolhead".

Um vídeo imperdível!



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