sábado, 30 de junho de 2012

Pagani Huayra - making of

Uma vislumbre da produção do incrível Pagani Huayra, mais uma vez pela Evo e o seu director Harry Metcalfe.
Não é de todo o meu objectivo - ou do vídeo - ser exaustivo a descrever o Huayra, existirão melhores sítios para isso, mas apenas referir alguns pormenores que tornam este, como qualquer Pagani, peculiar e único, de uma forma que só os italianos sabem fazer (tudo bem que Horacio Pagani é natural da Argentina, mas penso que mesmo ele já se deve considerar mais italiano que outra coisa).

Pormenores como as condutas de refrigeração dos travões que aproveitam o ar que acaba de passar pelos intercoolers, não usando ar fresco como seria "lógico" mas sim com uma temperatura de cerca de 80º, pois esta é a temperatura óptima para arrefecimento de travões carbo-cerâmicos.

A perfeição com que é construída toda a carroçaria, com a preocupação que o padrão da fibra de carbono seja sempre simétrico e seja igual e continuo em todas as peças, mesmo que seja para ser pintada e que nunca ninguém venha a ver esse trabalho meticuloso. O facto de o próprio Horácio Pagani rever e controlar a qualidade de todo o processo de construção de cada carro.

Ou como tem uma bateria de lítio "embalada" em fibra de carbono, para poupar cerca de 8kg, e com um preço que simplesmente não revelam...

A lista de detalhes e pormenores não acaba...



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mille Miglia 2012 - Alfa Romeo 1900 SS

Um pequeno resumo da participação do director e fundador da revista EVO, Harry Metcalfe, nas Mille Miglia 2012. Esta prova mítica merece só por sim um post, mas a quem mais se destaca no vídeo é o Alfa 1900 SS, com uns fantásticos 57 anos. Este vídeo é uma boa lição para todas aquelas vozes que se levantam com comentários depreciativos de cada vez que se fala em Alfa Romeo.
Fabricado em 1955, este coupé com carroçaria em alumínio pela Touring de Milão, e um motor 1.9l twin cam de 115cv, fez uma prova de 1600km sem ter uma falha! Um carro que encarna na perfeição o espirito das Mille Miglia, até porque como Harry Metcalfe diz:


"I've never realize how much in love with Alfa italians were, but dear God, take an alfa on the Mille Miglia and everybody is your best friend..."



Quanto à prova em si, como sempre mítica, a forma como os italianos acolhem os participantes, o ritmo frenético da prova, as estradas e as paisagens, e a diversidade de carros que participam... Indescritível!

E o vídeo desmistifica também a ideia que as Mille Miglia são agora apenas uma prova de regularidade a ritmo de passeio! E que bom que é ver belíssimos clássicos a serpentear pelo meio do transito a ritmos que envergonhariam muitos carros desportivos actuais.





Não conhecia esta versão...

Ao trabalho que algumas pessoas se dão!
É que realmente parece mesmo um Audi A4.
Bom, ao menos dá para rir um bocado...


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mclaren MP4-12C

Um vídeo em que é possível vislumbrar um pouco do processo de criação e desenvolvimento do MP4-12C.
Não será nunca um carro apaixonante, pelo menos para mim, é muito clinico, lógico, arrisco-me a dizer, sem carácter, quando comparado por exemplo com o principal concorrente, o cativante - não fosse italiano - Ferrari 458 Italia.  Jeremy Clarkson resumiu essa diferença de uma forma simples e eficaz: O Mclaren é um par de collants, o Ferrari 458 meias de liga. Feitos para desempenhar a mesma função mas não são bem a mesma coisa...

Acredito que esta falta de "algo" vem acima de tudo da vertente estética. O Mclaren não é feliz. Não é feio, mas não tem emoção, não tem beleza nem o efeito "uauu" que outros concorrentes têm.

Mas não há qualquer dúvida que é um feito de engenharia! A forma como todos os sistemas electronicos de ajuda à condução são integrados, o fantástico sistema de suspensão de barras estabilizadoras activas que fazem dele, ao mesmo tempo um dos carros mais confortáveis e mais eficazes, é de facto um carro incrível.A atenção ao detalhe, a qualidade de todos os componentes e busca incansável da eficiência e perfeição definem o Mclaren. E é o resultado da visão de Ron Dennis, CEO da Mclaren, um perfeccionista extremo, e que marcou as últimas décadas da Mclaren. A sua marca é também muito visível no edifício sede da Mclaren, que é também visto em algum pormenor no vídeo. Um edifício sem pó - o edifício é selado do exterior -, temperatura constante, e sem odor, que nos dá quase a sensação de sermos "esterilizados" do mundo exterior. Os funcionários da linha de produção tem fardas da Hugo Boss à medida... A lista é infindável.

O vídeo aborda também um pouco da história e da inspiração do novo MP4-12C: os primórdios da fibra de carbono na F1, o fabuloso Mclaren F1, onde é abordado um dos feitos do novo Mclaren: a quase massificação da produção do chassis em fibra de carbono. A Mclaren conseguiu uma redução de 4000 horas de produção do Mclaren F1 para 4 horas no MP4-12C!!!



segunda-feira, 11 de junho de 2012

The Man Who Defines Lamborghini: Valentino Balboni

Uma curta reportagem da Drive a Valentino Balboni, o homem que definitivamente defina a Lamborghini, mais ainda que o proprio Ferruccio Lamborghini. Neste pequeno vídeo Balboni explica como começou a trabalhar na Lamborghini. Basicamente ia a passar com um amigo quando viu um camião a descarregar carroçarias de Miuras vindos de Turim, da Bertone. Instintivamente começou a ajudar os funcionários a carregar as carroçarias para o interior. À saída o segurança deu-lhe um formulário para se candidatar a um emprego, e passado uma semana estava a trabalhar na Lamborghini. Valentino explica também como chegou a test driver, função sob a qual testou, segundo ele (mas não é referido neste video) testou 80% de todos os Lamborghini produzidos.
Hoje está reformado (pela legislação italiana não poderia continuar) mas continua a ser uma figura presente em todos os eventos importantes da Lamborghini.
Mas não comecem já a fazer as malas para Itália, pois o lugar dele já está ocupado, por Max Venturi - sim, um dos requisitos para ser chief test driver na Lamborghini é um nome espetacular.


Um dia de sonho

Um convite para lançamento de uma nova gama de pneus Pirelli, que segundo o próprio Chris Harris, nunca são nada de muito entusiasmante, acaba por proporcionar um dia de sonho: uma estrada de montanha cortada, no norte de Itália, e a hipótese de ser levado "à boleia" de Markku Alen e Juha Kankkunen em máquinas como Lancia 037, Lancia Delta S4 ou Lancia Stratos... E ainda a hipótese de ver ao vivo o espetacular Lancia ECV... Sem dúvida um dia de sonho!
Só mesmo os italianos para conseguirem trazer a imprensa automóvel para um evento de lançamento de um novo produto, que ninguém acaba por testar! Ninguém como eles...


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Visita à Koenigsegg

Vídeo da visita de J.F. Musial da Drive à fabrica da Koenigsegg instalada numa antiga base aérea militar, na Suécia. Uma visita guiada pelo fundador Christian von Koenigsegg, que a criou quando tinha 22 anos.

Um pouco da história desta marca irreverente e inovadora, e explicação em pormenor de algumas das fases de produção de um dos carros mais rápidos do mundo, como o J.F. teve hipótese de verificar ao ser conduzido pelo piloto de testes da Koenigsegg (tem seguramente um dos empregos mais invejados do mundo) num Agera R na pista anexa à fabrica.

Curiosidade: é também explicado o porquê do desenho do fantasma presente em todos os Koenigsegg mais recentes: uma homenagem ao esquadrão aéreo que ocupava a base, e que devido à natureza dos seus voos  - de reconhecimento, saiam ainda de madrugada e voltavam ao inicio da noite - raramente eram vistos pela população, que apenas ouvia o barulho dos motores, passando a apelida-los de fantasmas.

Um vídeo a ver com atenção.

Pagani Zonda 760 RS

Esta ultima versão super-hardcore do brilhante Pagani Zonda já não será novidade para ninguém: a última evolução do Zonda, mais leve, mais rígido, com a também última evolução do arrepiante V12 AMG de 7.3l, com 760cv!

O motivo deste post é o vídeo publicado pela revista EVO, e que é uma visita aos bastidores dos últimos retoques e afinações de um Zonda 760 (vou tratá-lo apenas por 760 pois as últimas siglas vão variar nos próximos carros consoante o nome do proprietário, como indicado pelo próximo que será 760 LW, encomendado por Lewis Hamilton).
Uma visita que está sem duvida ao alcance de poucos, e esteve ao alcance de Harry Metcalfe não tanto, quanto a mim, por ser director e fundador da EVO, mas por ser proprietário de um Zonda.


O vídeo é todo ele muito interessante, mas sobretudo a partir dos 7.50min, nos momentos de desaceleração! E mais não digo... Para ouvir com o volume bem alto!


Uma Volvo 245 que esconde algo...

Retomando o tema dos Sleeper Cars, mais uma criação a meu ver a roçar a perfeição.
Por um lado uma Volvo 245 1ª serie 1975/1978), um carro já por si não muito rápido ou desportivo, que está num estado não diria mau, mas não está cuidada: pintura gasta, sem vida, com jantes de ferro pretas com pneus estreitos... Enfim, um carro que não faria ninguém olhar duas vezes.
Por outro lado uma mecânica de um Toyota Supra Mk IV, o famoso 6 cilindros 2JZ-GTE, que segundo a informação que vai circulando, nesta discreta e cansada (aparentemente) Volvo estará a debitar entre 700cv e 800cv! Numa palavra: Alucinante!!




Um pequeno vídeo, onde o interessante é a parte final onde o dono de um Bmw E60 M5 fica a ver a Volvo passar...



Uma imagem vale mais...

Um post muito curto apenas de uma imagem que tinha perdida no computador, mas, na minha opinião, espetacular, um momento de puro controlo da mota, a "deslizar" no limite.
Eddie Lawson com a Yamaha YZR 500. Posso não estar 100% correcto mas arrisco a dizer que a imagem é do campeonato de 1988 pois a YZR tem as entradas de ar superiores de linhas direitas tipicas da versão OW76 de 1987 mas o patrocionio da Marlboro (em 1987 era a Lucky Strike). De qualquer forma, é um momento fantástico o captado nesta imagem...


Opel Kadett + Corvette = Cordette

Continuando ainda no tema dos Sleeper Cars, e também produzido / encomendado por Gunter Artz, desta vez um carro misterioso, no sentido em que é complicado recolher muita informação sobre ele como por exemplo se é único. Ao que tudo indica será mesmo peça unica, pois não partilhou o sucesso do Nordstadt Golf 928, mas o conceito é em tudo semelhante a este: chassis rolante de um Corvette C4 (mecânica, electrónica, suspensão) escondido por uma carroçaria alargada e alongada de um Opel Kadett E GSI.
Um Opel Kadett GSI já não era um carro lento na época, mas com um V8 5.3l com cerca de 380cv tornou-se digamos... mais interessante.
Que belas surpresas deve proporcionar ainda hoje a condutores que se cruzem por ele.







quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sbarro Golf Tubo

Continuando os temas do post anterior, Sleeper Cars e Vw Golf, mais uma criação única, desta vez de Franco Sbarro.
A pedido de um cliente suíço, Sbarro colocou o motor de um Porsche 911 3.3 Turbo, com 330cv, em posição central no lugar dos bancos traseiros.
A nível visual só o olho mais treinado verá que não se trata de um Golf normal: apenas foram adicionadas duas pequenas entradas de ar junto ás rodas traseiras para alimentar o 6 cilindros boxer.
Para um acesso mais fácil (e também para o fator espetáculo, sejamos francos) à mecânica, elevadores hidráulicos separavam a carroçaria do subchassis que suporta o motor, deixando a mecânica exposta e o fundo do carro "dobrado", mas completamente funcional - dai as muitas imagens do carro nesta posição em andamento, e também o serem tão raras as imagens do carro em posição normal!
Sem duvida uma fantástica criação de Sbarro, e um carro que terá provocado grandes surpresas a outros condutores...





terça-feira, 5 de junho de 2012

Nordstadt Golf 928


Este será o primeiro post de muitos, espero eu, dedicados a um dos meus temas favoritos do mundo automóvel: "Sleeper cars"!
Sleeper car, ou Q-car (Q, o criador de armas inovadoras de James Bond, onde estavam sempre incluidos também carros de performances acima do normal) são basicamente os chamados "Lobo em pele de cordeiro", carros que escondem algo muito maior que o seu aspecto daria a entender inicialmente.
O primeiro post dedicado a este assunto começa com uma das transformações, a meu ver mais interessantes neste campo.
Corria o ano de 1979 quando o vendedor da VW Gunter Artz, nome que irá ser recorrente nestes posts, e mais como uma acção de promoção comercial, encomenda à Nordstadt, também em Hannover, a criação de um carro que perfeitamente define o conceito "sleeper car": um Porsche 928 "vestido" de VW Golf.
Foram produzidos 10 VW Golf 928, mas as encomendas passaram uma centena. Artz não produziu mais não por questões monetárias (apesar de uma campanha publicitária, e com custos de produção elevadíssimos, o preço final ainda mais elevado garantiram que além de mais, o Golf 928 fosse um bom negócio para Artz), mas acima de tudo as limitações do apoio da VW ao projecto (essencial para o cumprimento da legislação europeia), que dificilmente aprovaria uma produção mais elevada.
A construção consistia em "despir" um Porsche 928 novo, deixando um chassis rolante (com mecanica, suspensão e electronica intactos) pronto a "vestir" uma carroçaria de um Golf alargada.
A nível de interiores tentaram torná-lo o mais "Porsche" possível, que era vital para o elevado preço final pedido.
Segundo indicações da época, os 3 primeiros carros usaram como base 928 normais, com o 4.5l V8 com 240cv, enquanto que os restantes 7 utilizaram como base 928 GT com o V8 5l e 300cv.
Era o casamento ideal para a Alemanha do final dos anos 70, que vivia ainda o trauma dos choques petroliferos. É nesta altura que surge, na Mercedes e Bmw o opcional "debadging", para manter assim os seus modelos de maior cilindrada incógnitos. O Golf 928 era assim perfeito: performance e comportamento de Porsche, aparência de um Golf vulgar. E ganhavam ainda o espaço interior e flexibilidade tipicos de um Hatchback... Perfeito!